Dietas pobres em nutrientes e alguns tipos de doença são as maiores responsáveis por isso, além de maus hábitos diários.
Unhas quebradiças e frágeis são comuns na maioria das mulheres, mas existem meios de evitar esses problemas e ainda estimular o crescimento das mesmas!
Já se sabe que as unhas crescem, em média, 3 milímetros por mês, exceto durante a gestação, onde o crescimento é acelerado.
O crescimento varia conforme o sexo (unhas de homens crescem mais rápido), a idade e até a raça.
Mas o crescimento pode ser interrompido por fatores hormonais e nutricionais, o que gera também o enfraquecimento das unhas.
Os hábitos que comprometem a estrutura das unhas, enfraquecendo-as e alterando a sua velocidade de crescimento são os seguintes:
-Uso de detergentes abrasivos para lavar louças. A solução, nesse caso, é a utilização de luvas, que mantém as unhas protegidas.
-O esmalte realmente protege a unha, mas é preciso ficar atento a sua formulação, pois algumas substâncias, como o tolueno, por exemplo, podem causar alergias e enfraquecer as unhas.
-Evitem esmaltes que contenham substâncias corrosivas e optem sempre por produtos de boa qualidade.
-Cuidado com as cutículas! São elas que protegem as unhas e retirá-las por completo pode comprometer a sua estrutura.
- O esmalte funciona como uma camada protetora, mas se usado em demasia pode provocar ressecamento, o que faz com que as unhas fiquem quebradiças.
-Bases que contenham queratina são sempre bem vindas, pois elas possuem um efeito endurecedor.
Uma receitinha antiga, mas eficiente, para fortalecer as unhas é o óleo de cravo.
Pode-se comprar o óleo essencial de cravo e diluir em óleo vegetal ou comprar cravo da índia (50 g em média) e colocar em banho-maria com 200 ml de azeite de oliva.
Além de ajudar a fortalecer as unhas, que passarão a crescer mais rápido, o óleo de cravo combate as micoses.
Beijos
Nenhum comentário:
Postar um comentário